Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Estudos tem como foco a investigação experimental, semi-experimental e teórica relacionada com o ensino e a aprendizagem de Física e Matemática. Os artigos são avaliados por pares, no sistema duplo cego, para garantir a publicação de artigos de alta qualidade acadêmica. São aceitos para publicação artigos de revisão, estudos de desenvolvimento e análise de estratégias de ensino, descrições do desenvolvimento e utilização de novas ferramentas de avaliação, análise de técnicas de pesquisa e metodologia.

Os seus objetivos principais são

(i) promover e incentivar a reflexão crítica sobre processos de ensino e a pesquisa acadêmica na área de ensino de Física e Matemática;

(ii) proporcionar um fórum para a comunidade de ensino de física e matemática, que incentive a discussão e a divulgação dos trabalhos acadêmicos das áreas;

(iii) ser referência teórico-metodológica no desenvolvimento e análise de sequências didáticas, com impacto relevante à aplicação e ao cotidiano do professor de física e matemática em todos os níveis de escolaridade.

A temática da revista tem como foco o Ensino de Física e a Educação Matemática em seus múltiplos aspectos. Os artigos submetidos devem se enquadrar, direta ou indiretamente, dentro do escopo das seguintes trilhas de investigação:

  • Trilha 1: Ensino de Física e Educação Matemática

Artigos com foco na dimensão pedagógica da formação em Física e Matemática e sua relação com as teorias de aprendizagem e com as concepções da ação educativa.

    • Concepções, constituição e desenvolvimento da ação educativa;

    • Ensino e aprendizagem de Física e Matemática;

    • Currículo e design de sequências didáticas;

    • História da ciência aplicada ao ensino de Física e Matemática
    • Processos e procedimentos de formação em Física e Matemática;

    • Comunidades de aprendizagem;

    • Aspectos comunicacionais e interacionais no Ensino de Física e Matemática;

    • Análise de métodos e inovações pedagógicas no Ensino de Física e Matemática;

    • Métodos de pesquisa e investigação: discussão de metodologias de pesquisa, papel da pesquisa e da produção acadêmica sobre a prática docente, revisão da literatura, metanálises de dados de pesquisa;

    • Avaliação do ensino e avaliação da aprendizagem: matriz de avaliação, critérios e estratégias de elaboração de itens, sistemas especialistas para avaliação do ensino e da aprendizagem, análise de itens, políticas públicas de avaliação em larga escala;

    • Docência em Física e Matemática: docência assistida pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, prática docente, estruturas de apoio, abordagem pedagógica para a docência virtual.

    • Tecnologia e seus usos no Ensino de Física e na Educação Matemática

    • Softwares para o Ensino de Física e a Educação Matemática

    • Desenvolvimento de recursos e objetos de aprendizagem para o Ensino de Física e a Educação Matemática;

    • Tecnologias assistivas para o Ensino de Física e Matemática, produtos e processos para a educação inclusiva em Física e Matemática;

 

  • Trilha 2: Formação de professores de Física e Matemática:

Artigos de pesquisa que envolvam o estudo de processos de formação docente e modelos de formação continuada.

    • Teorias e modelos: fundamentos e referencial teórico para o Ensino de Física e a Educação Matemática, construção do conhecimento, teorias de ensino e aprendizagem aplicadas à prática docente;

    • Programas e iniciativas de iniciação à docência em Física e Matemática;

    • Avaliação institucional de cursos de formação docente;

    • Políticas públicas de formação docente, inicial e continuada;

    • História e evolução da prática de formação docente;

    • Currículo e formação docente.

 

Políticas de Seção

Artigos acadêmicos

Seção de Artigos Acadêmicos

Seção dedicada aos artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes ao Ensino de Física e Matemática, de acordo com o foco e as trilhas temática da revista. O artigo deve apresentar uma sólida definição de seu objeto de estudos e uma clareza no delineamento de seu referencial teórico. Entende-se que uma revisão consistente da literatura envolve, não somente a citação dos grandes teóricos das grandes linhas do pensamento educacional, mas a citação de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em revistas nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.

Preferencialmente, o artigo acadêmico deve descrever a metodologia, a implementação e os resultados de uma pesquisa em Ensino de Física ou Matemática. Não serão aceitos artigos que descrevam propostas de sequências didáticas, dispositivos experimentais, produtos e processos pertinentes ao ensino de Física e Matemática que não tenham sido investigados, por metodologias quantitativas e/ou qualitativas, quanto ao seu caráter educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - Artigos convidados

Seção de Artigos Convidados

A seção de Artigos Convidados visam configurar dossiês de discussão sobre temas específicos, com artigos elaborados por pesquisadores de reconhecida competência e destaque na área temática, visando ao debate aberto sobre temas específicos propostos e editoriados por membros do Corpo Editorial.

Apesar de serem artigos convidados com temática previamente especificada, passam por processos de avaliação por pares visando a garantir a conformidade com os objetivos e com a qualidade acadêmica da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões para a seção Artigos Acadêmicos, bem como os artigos convidados, são encaminhados para a revisão por no mínimo dois revisores – pesquisadores-doutores, de reconhecida qualidade acadêmica, que compõem o Comitê de Avaliação Científica da revista.

Defini-se como meta da revista, que os autores recebam o comunicado de recepção ou indeferimento da submissão do seu artigo em, no máximo, 30 dias.

A submissão do manuscrito pode ser indeferida caso não atenda aos aspectos formais e temáticos da revista. Se recebido para apreciação, as submissões serão encaminhadas a dois pareceristas, no sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. Entretanto, dado o fato de que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, sob justificativa dos autores a editoria poderá considerar a possibilidade de aceitar para avaliação artigos que eventualmente quebrem o sigilo. Entretanto, é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.

Os revisores são escolhidos com base em seus interesses de pesquisa e seus conhecimentos no método de pesquisa. O corpo de revisores da revista é composto exclusivamente por pesquisadores com título de doutorado.

No processo de avaliação dos artigos submetidos os avaliadores são orientados pelos seguintes critérios:

1. Clareza e organização: verificar se o texto é completo, coerente e bem organizado,

2. Definição do objeto de estudo: analisar o detalhamento do objeto e do tema do estudo, quanto à sua clareza e à justificativa da importância do problema;

3. Relevância: identificar no texto se há uma demonstração inequívoca da relevância do estudo para a área de Ensino de Física e Educação Matemática;

4. Aderência à temática da revista: verificar se há uma contribuição original ao Ensino de Física e à Educação Matemática, de acordo com o foco temático da revista;

5. Referencial teórico: identificar se o texto apresenta, de forma convincente, o problema estudado dentro de um quadro teórico amplo, relevante e atual.

6. Revisão bibliográfica: verificar se há o estabelecimento de uma relação entre o problema estudado e a literatura relevante ao tema. A menos que esteja explícitamente justificado, espera-se de uma revisão bibliográfica um número significativo de referências de artigos, preferencialmente publicados em revistas acadêmicas com avaliação por pares, nos últimos dez anos. Sempre que disponível, a referência deve trazer a URL de acesso ao texto;

7. Metodologia: analisar a pesquisa realizada quanto à sua metodologia, quanto à coerência e racionalidade processual;

8. Análise e interpretação dos resultados: analisar se os dados e conceitos analisados foram interpretados de forma precisa e coerente. Verificar a solidez de argumento e da análise;

9. Conclusão: verificar se o texto apresenta uma conclusão efetiva e consistente sobre as implicações do estudo para a teoria, a pesquisa e/ou a prática do Ensino de Física e da Educação Matemática de acordo com o escopo da revista.

 

 

Periodicidade

    1. Frequência e prazo de Publicação

Estudos em Ensino de Física e Educação Matemática segue um processo de publicação de fluxo contínuo, com publicação antecipada na modalidade on line, com previsão de fechamento de três números a cada ano, nos meses de março, julho e novembro, com um mínimo de sete artigos por edição.

Artigos de qualidade excepcional, com parecer favorável de dois pareceristas independentes para publicação sem restrições, de boa qualidade gramatical e linguística, submetidos em formato Latex segundo o padrão de estilo da revista Estudos, têm uma previsão de publicação eletrônica prévia on line em até 120 dias. Manuscritos submetidos em formato Open Document Format – ODF ou em formato MS-Word, que sejam aprovados para a publicação, serão convertidos para o formato Latex no estilo padrão da revista e reencaminhados para revisão e aprovação dos autores, o que poderá prolongar o período de publicação por mais 45 dias.

O uso de formato Latex se justifica em especial por possibilitar a padronização e a qualidade de uso de equações e tabelas, frequentes em textos da área. Assim, aconselha-se fortemente o uso do formato Latex no estilo padrão da revista para um processo editorial mais rápido e confiável.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


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