Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos em Ensino de Física e Educação Matemática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Manuais de ajuda

  1. Modelo de Produto - Formato Open Document Text - ODP do LibreOffice.
  2. Modelo em PDF
  3. Vídeo: Realizando uma sumissão de artigo

Orientações aos autores

A revista Estudos recebe para publicação textos em português ou inglês, com a temática que atenda ao escopo e foco da revista. Os originais devem ter o mínimo de 25.000 e no máximo 50.000 caracteres.

A revista Estudos recebe para publicação textos em português ou inglês, com a temática que atenda ao escopo e foco da revista. Os originais devem ter o mínimo de 25.000 e no máximo 50.000 caracteres.

 Veja aqui a tabela de valores estimados para os limites de conteúdo do artigo. A tabela apresenta os valores estimados dos limites da revista. Manuscritos que estejam abaixo do limite mínimo não serão aceitos. Autores de manuscritos que ultrapassem o limite máximo serão solicitados a contribuir financeiramente com os custos de editoração e publicação do artigo, de forma voluntária, não obrigatória. A submissão será realizada exclusivamente por meio eletrônico pelo site da revista.

Formatação

Submissão de arquivo formatado em Latex


Por padrão, a revista Estudos utiliza o Latex para a formatação final dos artigos. Portanto, para agilizar o processo de editoração do artigo, é altamente recomendado que os autores enviem seu artigo no formato Latex (arquivo fonte .tex).

Utiliza-se a classe RevTex4.1, da American Physical Society, com alteração de estilo próprio da revista. A opção de estilo preprint gera um manuscrito em PDF no formato de uma coluna de texto na página. A opção de estilo reprint gera um manuscrito em PDF no formato final de impressão com duas colunas por página, conforme o Modelo de Artigo.

Autores com conhecimento básico de Latex podem simplesmente baixar  e editar o Template EEFEM-Latex. Orientações, exemplos, caracteres especiais podem ser obtidos nos recursos disponibilizados acima.

Autores iniciantes em Latex podem ter informações no site oficial da CTAN (Inglês), na Wikipedia em Português (incompleto) ou na Wikipedia em Inglês (completo).

Submissão de artigo sem formatação
Os artigos podem ser submetidos em arquivo texto LibreOffice (.odt), MSWord (recomenda-se .rtf ou .doc e NÃO .docx). Neste caso a formatação é livre. O texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, 12 pt, folha A4, espaço simples, seguindo a proposta de estrutura abaixo.

Após o processo de aceitação do artigo, a Estudos realizará a editoração final em Latex e enviará o manuscrito ao autor para aprovação final de impressão. Tendo em vista esse processo de editoração final, a submissão de artigo sem formatação Latex poderá retardar em até 45 dias a publicação do artigo, em comparação com o artigo já enviado em Latex.

Estrutura do Trabalho

Título do trabalho deve ser apresentado em português e inglês, separados por uma linha vazia. No Latex ambos no mesmo comando \title{ ... \\ ... }, com quebra de linha forçada.

Nome e Sobrenome dos autores – com identificação da email de cada autor .

Resumo  e Abstract – resumo (em português) e abstract (em inglês) devem ter, cada um, um único parágrafo, conter no mínimo 100 e no máximo 150 caracteres, justificado. As palavras Resumo e Abstract devem ser em itálico. No Latex devem ser editados ambos no mesmo comando \begin{abstract}{ ... }.

Palavras-chave: Máximo de cinco palavras. No Latex utilizar \item[Palavras-chave]{...}.

PACS ou MSC Numbers: Número de referência internacional da American Physical Society (PACS Numbers para Física) e da American Mathematical Society (MSC Numbers para Matemática). Uma seleção de PACS Numbers e MSC Numbers para a área de Ensino de Física e Matemática está em elaboração e será disponibilizada AQUI. 

Títulos de Seções e subseções – deve ser numerado de forma a deixar clara a hierarquia de Seções e subseções. No Latex utilizar \section{...}, \subsection{...}, etc.

Figuras e Tabelas Inserir figuras e tabelas, com suas respectivas legendas, ao final do artigo, após a lista de referências. A legenda deve ser autoexplicativa. Seguir as normas da ABNT, em especial quanto à especificação de fontes de dados. Em arquivo a parte, enviar as figuras com resolução mínima de 600 ppi em PDF. No latex, utilizar o padrão de tabelas, \begin{table} e figuras, \includegraphics{}. Manuscritos que não usam Latex, devem enviar as tabelas em planilhas a parte (MSExcell ou Planilha Calc do LibreOffice).

Equações matemáticasDevem ser destacadas do corpo do texto e centralizadas, com numeração. Em caso de uso do Libreoffice ou MSWord, utilizar o editor de fórmulas. Ao referir-se a uma variável ou grandeza no meio do parágrafo, utilizar o mesmo editor de fórmulas ou equações. Um dos grandes diferenciais do Latex é a perfeição no tratamento das equações e suas referências com o \begin{equation}.

Citações de texto As citações de outros autores devem ser formatadas em fonte arial, tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, com recuo de 4cm à esquerda e um espaçamento de 0,21 cm ao final do texto. Observar normas ABNT de citação.

Referências e bibliografia – Utilizar o modo de Autor e data entre parênteses: (Castro et al., 2001), de acordo com as normas ABNT. Usuários de Latex podem utilizar a referência  \cite{} com bibliografia listada no arquivo principal OU em \bibliography{MinhaBibliografia} utilizando o BibTex. Neste caso, enviar em separado o arquivo MinhaBibliografia.bib.

Notas de rodapé – Desaconselha-se o uso de notas de rodapé, por interromperem o fluxo da leitura. Em especial, não se deve utilizar notas para referências bibliográficas. Entretanto, quando necessárias, as notas devem figurar no rodapé da página, numeradas sequencialmente. para usuários Latex, utilizar \footnote{}.

Lista das referências bibliográficas – deve estar no final do artigo, obedecendo às normas da Associação Brasileira Normas Técnicas (NBR 6023/2002), em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou titulo), contendo, somente, o que foi citado no texto. As referências são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Caso a referência esteja disponível na internet, deve-se obrigatoriamente indicar a referência de endereço eletrônico do texto referenciado.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Latex de acordo com o modelo e estilo da revista OU Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. Arquivos em Latex são recomendados e agilizam o processo de publicação dos artigos em caso de aprovação.
  3. Verificar se o texto está de acordo com as normas ABNT e atende ao formato padronizado da revista. Em especial, verificar seas referências, citações, figuras e tabelas estão de acordo com as orientações do modelo padrão da revista. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível. Sempre que disponível, os autores devem incluir a URL para acesso a referências que estejam disponibilizadas na internet.
  5. Preparar um resumo de 100-150 palavras que deve constar do artigo e ser cadastrado no sistema. Inclua também pelo menos 3-5 palavras-chave, os termos que os pesquisadores irão utilizar para encontrar o seu artigo em índices e bases de dados. Tal termo pode conter mais de uma palavra.

  6. Certificar-se de que o manuscrito não contém nenhuma informação de identificação dos autores, mesmo na página de título e resumo. Substitua o nome do autor por “Anônimo” e da instituição por “Instituição” para cada autor do manuscrito. Nas referências, notas e citações, utilize "Autor" e ano da publicação em qualquer menção de trabalho do autor.  Remover o nome do autor das propriedades do documento. Nos editores de texto, como no Word da Microsoft, basta acessar o menu Arquivo → Propriedades →Resumo, e retirar o nome do autor dos metadados do arquivo. Além disto, é necessário aceitar todas as modificações e deletar todas as notas para que não haja identificação dos autores no documento enviado.

     Verificar se as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Inserir os arquivos complementares a parte: as figuras e gráficos como arquivos imagem (.PNG, .JPG, .SVG) em resolução tamanho adequados à impressão de qualidade; as tabelas e planilhas em formato editável (.ODP ou .XLS).

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2.  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado  Veja O Efeito do Acesso Livre.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Licença Creative Commons
Estudos em Ensino de Física e Educaçao Matemática,
http://lite.dex.ufla.br/revistas/index.php/EEFM/ está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.